Eng. Civil Esp. Lawton Parente de Oliveira
Uma dúvida paira sobre os técnicos e profissionais que lidam com assentamento cerâmico: Quando utilizar o método da Dupla Colagem?
Essa é uma questão interessante, seria bom ampliar horizontes sobre o tema. Tenho visto vários vídeos "explicativos" na internet onde percebo o método da Dupla Colagem ser relegado, quando deveria ser utilizado.
Primeiramente vamos entender que a técnica da Dupla Colagem é aplicada somente em assentamentos cerâmicos, em pisos ou paredes, que utilizam argamassa colante como agente aderente. Seu conceito está na aplicação e espalhamento desta argamassa colante no substrato base de assentamento (piso ou parede) e da mesma forma na face posterior da placa cerâmica, que leva o nome de tardoz.
Tardoz - Face posterior da placa cerâmica que fica em contato com a argamassa de assentamento.
Aplicação no substrato base de assentamento e no tardoz da placa cerâmica.
Segundo as Normas que tratam sobre o tema, ABNT NBR 13753-1996 e NBR 13755-1996, as principais ferramentas de aplicação da argamassa colante no método da Dupla Colagem, são as desempenadeiras dentadas, que possuem 03 modelos:
Desempenadeira dentada 6x6x6mm
Desempenadeira dentada 8x8x8mm
Desempenadeira R10 ou Raio 10mm
Ainda seguindo as instruções normativas supracitadas, a técnica da Dupla Colagem tem sua utilização exigida em peças cerâmicas com áreas de placa iguais ou superiores à 900cm² - Plaças cerâmicas com dimensões de 30x30cm, 45x45cm, 60x60cm, por exemplo.
Outra situação em que é exigida a utiização da técnica da Dupla Colagem, é o assentamento de placas cerâmicas que possuem em seus tardozes reentrâncias superiores à 1mm, normalmente encontradas em cerâmicas simplesmente extrudadas (1) ou extrudadas com garras cônicas (2), mesmo que possuam áreas inferiores à 900cm² (30x30cm).
A não utilização do método da Dupla Colagem, nas condições constantes nas Normas, favorece substancialmente o descolamento e desplacamento das peças cerâmicas. A constatação da não utilização deste método é simples; basta verificar, após o desplacamento, o tardoz das peças cerâmicas; estando os mesmos "limpos", ou seja, com pouca ou quase nenhuma presença de argamassa colante aderida nas peças, confirma-se que o assentamento não seguiu os preceitos normativos expostos.
Peça cerâmica 60x60cm aplicada em piso sem utilização de Dupla Colagem.
Peças cerâmicas extrudadas aplicadas em fachada sem utilização de Dupla Colagem.
Aplicar os conceitos técnicos com base nas Normas vigentes, dá a segurança de estar realizando um serviço de maneira correta, isso confere muita tranquilidade ao construtor, ao cliente e aos usuários da edificação.
Engº Civil Esp. Lawton Parente
Construtor, Consultor e Professor
Pós-Graduado em Engenharia Diagnóstica e Patologia das Edificações
Diretor Técnico do IBAPE-CE - Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Ceará
Conselheiro do CREA-CE - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará
Membro do Instituto de Engenharia de São Paulo
Membro do Instituto de Engenharia de São Paulo
CONSTRUTORA ENGETERRA
ENGETERRA DIAGNÓSTICA
+85 3472.1674
blog: www.lawtonparente.blogspot.com.br
site: www.construtoraengeterra.com
site: www.construtoraengeterra.com
email: engenharia@construtoraengeterra.com
facebook: Lawton Parente
A dupla colagem irá exceder a espessura desejada na colagem, ficará muito espesso a argamassa?
ResponderExcluirA aplicação da peça cerâmica deve ser um pouco fora da posição e então realizar o arraste até a posição correta, isso mistura as duas argamassa diminuindo as espessuras. O assentamento deve ser sempre conferido com uma régua de alumínio (2,5m), em todas as direções, isso garante um ótimo nivelamento. A espessura final é a aconselhada pelas normas. Um abraço!
ResponderExcluirBoa tarde, a dupla colagem também é recomendado para revestimentos na horizontal?
ResponderExcluirCom certeza Alisson, não pense 2 vezes. Forte 5!
ExcluirTenho um porcelanato de 60x1.20 área interna..sou obrigado a colocar com dupla colagem..
ResponderExcluir